paroquias.org
 

Notícias






Capuchinhos renovaram a opção preferencial pelo apostolado bíblico
2005-05-17 21:50:49

Os Capuchinhos programaram um “Capítulo Provincial extraordinário para o próximo triénio em ordem a rever as nossas presenças em Portugal e programar as prioridades apostólicas a privilegiar” – disse à Agência ECCLESIA Frei Acílio Mendes, Superior Provincial dos Capuchinhos, reeleito no último capítulo provincial (de 1 a 6 de Maio, em Fátima).

Pela primeira vez, o último Capítulo Provincial dos Capuchinhos contou com presença de “quase todos os capuchinhos de Portugal”. No próximo capítulo extraordinário “teremos que ter em conta a realidade portuguesa – eclesial e social – e as nossas capacidades e estruturas”.

No contexto europeu, as vocações “estão a diminuir” e para “fortificar a vida fraterna nas nossas casas, teremos que encontrar critérios – que casas privilegiar e que casas abandonar” – sublinhou o Superior Provincial. Em Portugal, os Capuchinhos deixarão “a casa de Cabanas de Viriato”. Em Angola, os Capuchinhos continuam o seu trabalho apostólico – “temos lá dois bispos e quatro missionários no activo” – mas “vamos privilegiar a fraternidade missionária em Timor Leste”, aberta em Outubro de 2003, que tem três capuchinhos. A nova expressão missionários dos capuchinhos portugueses volta-se para o país do Sol Nascente.

Com várias casas em Portugal (Braga, Coimbra, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu), estes consagrados dão formação bíblica de Norte a Sul. No último capítulo “renovámos a opção preferencial pelo Apostolado Bíblico”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia