Peregrinação Internacional Aniversária de Maio: Peregrinos a pé
2005-05-12 21:05:27

Continuam a chegar ao Santuário os milhares de peregrinos que deixaram as suas terras há uns dias a caminho do altar de Nossa Senhora em Fátima.

Como habitualmente acontece em todas as peregrinações internacionais aniversárias, os peregrinos rezaram o Rosário na Capelinha das Aparições, pelas 12h00. Às 15h00 teve início o usual encontro com os peregrinos a pé, no salão da Casa de Nossa Senhora das Dores (junto ao Posto de Socorros), e, às 18h30, será celebrada a eucaristia, na Basílica do Santuário.

Em declarações à Sala de Imprensa do Centro de Comunicação Social do Santuário, o Padre Manuel Antunes, do Movimento de Mensagem de Fátima, entidade que coordena o acolhimento e acompanhamento aos peregrinos a pé, calcula que o número de caminhantes, rondará este ano as trinta mil pessoas, um número superior ao de 2004 (de 25.000 peregrinos).

A maior parte dos peregrinos vem da zona norte do país, verificando-se que este ano houve um aumento significativo dos grupos originários da zona sul.

Foram montados ao longo dos principais percursos que levam a Fátima 52 postos de acolhimento aos peregrinos e organizadas três equipas itinerantes de apoio.

Em termos humanos, estão ao serviço do acolhimento dos fiéis mais de 1500 voluntários das seguintes entidades: Movimento Mensagem de Fátima, Cruz Vermelha, Ordem de Malta, Escuteiros e Bombeiros.

O Padre Antunes salienta ainda o grande apoio prestado este ano pela GNR na assistência aos peregrinos e o apoio da empresa Nestlé, nomeadamente do posto de Antanhol/Coimbra, que até ao momento ofereceu mais de cem mil iogurtes para os peregrinos.

Recorde-se que o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, preside este ano à Peregrinação Internacional Aniversária de Maio.

A peregrinação deste ano, no âmbito do tema pastoral escolhido para todo o ano de 2005, e na sequência da decisão tomada em 2000 – de se dedicarem os primeiros dez anos do novo milénio aos Mandamentos da Lei de Deus –, é: “Não Matarás” (5.º Mandamento).

Até ao momento, inscreveram-se no Serviço de Peregrinos (SEPE) do Santuário de Fátima um total de 83 grupos, para participar na eucaristia internacional do dia 13: doze grupos de peregrinos vêm da Alemanha, 1 da Bélgica, 2 da Bolívia, 1 da Eslovénia; 5 de Espanha, 3 dos EUA, 8 de França, 1 de Gibraltar, 1 da Indonésia, 3 da Irlanda, 17 da Itália, 3 da Polónia, 12 de Portugal, 9 do Reino Unido, 1 de Singapura, 1 do Sri Lanka e três grupos vêm da Suiça.

Boletim do

Santuário de Fátima