paroquias.org
 

Notícias






Presidente da República não convoca referendo sobre o aborto
2005-05-05 21:35:28

O Presidente da República, Jorge Sampaio, anunciou segunda-feira que não vai convocar o referendo ao aborto por "não estarem asseguradas as condições mínimas" a uma "participação significativa na consulta".

"Decidi não convocar o referendo proposto pela Assembleia da República sobre a interrupção voluntária da gravidez porque entendi não estarem asseguradas as condições mínimas adequadas a uma participação significativa dos portugueses", escreve Jorge Sampaio.

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, advertira esta semana o Governo português para a posição política que irá tomar no eventual referendo sobre o aborto. Na homilia que proferiu, na igreja paroquial de São José de São Lázaro, em Braga, durante a celebração eucarística evocativa da festa de Santa Joana Beretta Molla, padroeira da Associação Famílias, D. Jorge Ortiga referiu que “até um Governo laico não pode legislar como bem entende”.

Já anteriormente, o Cardeal-Patriarca de Lisboa advertira em entrevista à Agência ECCLESIA que não seria “prudente” um referendo ao aborto., assinalando que “esta é uma questão fracturante, que vai dividir a sociedade ao meio”.

“Num referente, ganhe o sim ou o não, é apenas uma página mais do drama, porque a sociedade ficará mais dividida”, afirmou.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia