paroquias.org
 

Notícias







2003-02-13 21:41:50

A Pax Christi, Movimento Internacional Católico pela Paz, tem acumulada uma larga experiência de construção da paz, da reconciliação e dos direitos humanos. Esta experiência permite-nos afirmar que o caminho que leva à paz e à justiça não passa pela guerra nem pelo militarismo, mas sim, pela cooperação internacional, pela prevenção e resolução de conflitos, pela erradicação das causas primeiras da injustiça e da opressão.

Juntamos, assim, a nossa voz à de todas as Organizações que em Portugal e no mundo inteiro estão persuadidas de que uma guerra contra o Iraque deve ser evitada a todo o custo.

A Pax Christi rejeita o princípio de uma acção preventiva contra o Iraque.
Uma guerra significaria um perigoso precedente para a solução de conflitos e faria aumentar a violência e a contra-violência. A guerra no Iraque prejudicaria a luta contra o terrorismo, lançaria as sementes para o florescimento de futuros actos terroristas e poderia até conduzir a uma 3ª
Guerra Mundial. O que está em jogo é, pois, de uma enorme dimensão!

Por isso, a Pax Christi apela a todos os que acreditam que "gestos de paz criam uma cultura de paz" (João Paulo II) a realizar um destes gestos, mostrando, através da participação na manifestação do próximo sábado, dia
15, o seu repúdio pelo uso da guerra como forma de resolver conflitos ou de os prevenir. Motiva-nos o compromisso com a Paz de Cristo e a convicção de que a PAZ com justiça para todos é possível e urgente.

Esperamos que todos participem na manifestação!

Ponto de encontro para quem queira integrar o grupo da Pax Christi: Rua do Alecrim, do lado esquerdo de quem sobe do Cais do Sodré para o largo Camões, junto à estátua do Eça de Queirós, às 15.00 horas.



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia