Faleceu o Padre Werenfried, fundador da Ajuda à Igreja que Sofre
2003-02-02 15:26:36

Faleceu no dia 31 de Janeiro de 2003, num hospital em Bad Soden, perto de Frankfurt, na Alemanha, o fundador da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Organização Pública Universal dependente da Santa Sé.

O Monge Norbertino, nascido na Holanda em 1913 e que celebrou noventa anos no passado dia 17 de Janeiro, fundou a Ajuda à Igreja que Sofre em 1947. Inicialmente, a Instituição tinha como objectivo a protecção dos refugiados dos territórios oriundos da antiga Alemanha e que, em consequência da Segunda Guerra Mundial, são agora a Polónia e a Rússia. Mais tarde, a Ajuda à Igreja que Sofre passou também a apoiar cristãos, principalmente católicos, na Europa Central, na Europa do Leste, na América Latina, na Ásia e em África.O Padre Werenfried, cujo nome religioso, directamente traduzido do Alemão, significa “lutador pela paz” tornou-se famoso sob o nome “Padre Toucinho” por ter iniciado a sua obra de caridade a distribuir entre os refugiados Alemães comida, roupa e medicamentos que angariava junto dos povos Belga e Holandês.Desde o início, o seu objectivo era promover o perdão e a reconciliação entre os antigos inimigos. O seu lema foi sempre: “Os Homens são muito melhores do que nós pensamos e Deus também o é.”.

Comunicado de Imprensa
Fundação Ajuda à Igreja que Sofre