Professores do 1º ciclo devem definir-se quanto à leccionação da EMRC
2003-01-24 10:32:47

Os professores do 1º ciclo são os destinatários de uma acção de formação organizada na Diocese do Porto sobre “A disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica, suportes legais, competências e práticas pedagógicas”.

A iniciativa visa responder à uma problemática actual: “a leccionação da EMRC é prejudicada pela prática corrente dos professores em declararem que o fazem, sem que isso corresponda à verdade, para não permitirem que mais ninguém se intrometa no seu trabalho”, explica o director do Secretariado Diocesano do Porto para o Ensino da Igreja nas escolas, Pe. João Ribeiro, que lança um desafio: “ou os professores assumem essa responsabilidade de leccionar a disciplina, que lhes está atribuída por lei ou, não assumindo eles, nós mandataremos professores”.
A adesão a este encontro de dia 23 de Janeiro foi muito significativa: “temos aqui 120 professores num universo de 1200 escolas na Diocese” um número que revela abertura à discussão de tema. “As pessoas são confrontadas com esta realidade todos os dias, sobretudo quando surgem miúdos de outras confissões religiosas que levam os professores a problematizar o lugar da disciplina” e convém apresentar ideias e propostas sobre o tema, conclui o Pe. João Ribeiro.