Igreja do Porto está mais viva
2003-01-19 21:35:22

O actual Conselho Pastoral Diocesano reuniu-se ontem, na Casa de Vilar, na sua quinta assembleia plenária.
É um organismo que reflecte a unidade e a missão do Povo de Deus que se congrega na Igreja Portucalense, uma diocese com mais de dois milhões de habitantes.

É também expressão da comunhão eclesial na diversidade dos seus dons, carismas e ministérios, ao juntar, em reflexão, oração e propostas de acção para ajudar o seu bispo no discernimento dos sinais dos tempos, iluminados sempre pela mensagem evangélica.

Foi debatido, ontem, o tema "Domimgo – Dia do Senhor e Pastoral da Comunidade", na sequência das Jornadas Diocesanas do Apostolado dos Leigos, realizadas em Novembro último e que já fizeram sua a necessidade de revitalização do Domingo na acção pastoral da Igreja Portucalense.
O actual Conselho Pastoral Diocesano foi constituído em 2000 e, embora com funções meramente consultivas, pela sua representatividade, é animador da renovação pastoral da Igreja Portucalense. Não tem o exclusivo, pois há outras instâncias de animação, como oConselho Presbiteral, mas ajuda e muito na renovação de toda a diocese, se a isso estiverem interessados os agentes pastorais, na diversidade das suas vocações e ministérios.
A Igreja local é uma grande comunidade de comunidades e o Conselho Pastoral Diocesano tem representatividade suficiente a nível das comunidades de base, que, assim, não são alheias à renovação.

Fonte JN