paroquias.org
 

Notícias






Nova publicação oferece espaço à reflexão religiosa em Portugal
2003-01-12 12:07:33

Chegou às bancas a “Revista Portuguesa de ciência das religiões” a cargo das Edições Universitárias Lusófonas, sob a direcção de Dimas de Almeida, Alfredo Teixeira e Paulo Mendes Pinto.

A revista propõe-se, primariamente, editar “trabalhos de investigação no domínio da Ciência das Religiões”, contribuindo para a criação em Portugal de “uma comunidade científica neste domínio”. No primeiro número é visível a colaboração de vários especialistas católicos, mormente na área dos estudos bíblicos, sendo de aguardar que esta publicação venha a ter grande impacto no meio académico e, conforme se afirma no editorial deste número 1, “se abra aos desafios actuais da cidadania”.

As 158 páginas que inauguram esta publicação resultam das I Jornadas de Ciência das Religiões, decorridas sob o mote “As imagens do fim e de re-começo”. Além deste conteúdo, encontram-se estudos referentes às problemáticas fulcrais da actualidade portuguesa em matéria de religião, mormente a laicidade do Estado e a questão da liberdade religiosa.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia