Sesimbra: consagração comunitária de mulheres grávidas
2002-12-21 20:17:59

No quarto domingo do Advento - 22 de Dezembro, às 11.30 horas, na Igreja Matriz – a paróquia de Santiago de Sesimbra propõe uma celebração comunitária para mulheres grávidas em que será feita a bênção dos filhos a nascer.

Esta proposta do serviço paroquial de pastoral familiar pretende responder ao desafio da vida assumida, procurando uma envolvência mais humana, fraterna e comunitária de quantas e quantos aceitam o dom dos filhos como graça de Deus e compromisso regenerador da vida social. Já o ano passado se viveu esta proposta tendo aderido cerca de duas dezenas de mães, algumas acompanhadas pelos pais dos filhos.
Entretanto, no dia da «Festa da Sagrada Família», dia 29 de Dezembro, a Paróquia celebra, de forma comunitária (como já vem fazendo desde há quatro anos), as bodas de ouro e prata matrimoniais que ocorreram durante o ano civil prestes a terminar. São ainda convidados a viver essa celebração os que casaram catolicamente neste mesmo ano. Esta Missa será transmitida pela TVI, às onze horas.
Por outro lado, está patente na Igreja Matriz de Santiago – de 8 de Dezembro a 5 de Janeiro -- uma mostra de pintura e outros trabalhos de artesanato, tendo o Natal e o presépio por tema. São dezanove artistas sesimbrenses que concretizaram a proposta de revitalizar a temática natalícia naquela vila e Paróquia.
A partir do dia 15 de Dezembro e até ao «dia de Reis» estão também patentes ao público mais de três dezenas de presépios – entre associações, lojas comerciais, armazéns de pesca, casas particulares e grupos de crianças de escolas e da catequese -- que participam no 2.º Concurso de Presépios, promovido por várias entidades públicas da vila de Sesimbra.

A. Sílvio Couto