Bispo ordenado para Lisboa
2002-12-16 22:06:43

Muitos abraços rodearam a despedida do Pe. Manuel da Rocha Felício da Diocese de Viseu. O agora D. Manuel da Rocha Felício está pronto para a sua nova missão ao serviço da Igreja. "Deus é que nos prepara para a função", afirmava ao Programa Ecclesia minutos antes de partir em cortejo para a Catedral de Viseu, onde foi ordenado Bispo com o título de Aquae Flaviae, no Domingo. "Ele é que nos fornece os meios necessários para responder-mos condignamente", afirmava.

Por entre os abraços de antigos colegas afirmava: "tenho pena de os deixar". Mas logo acrescentava que essa pena era "contrabalançada pelos grandes valores" que espera encontrar em Lisboa.

D. António Monteiro, bispo de Viseu presidiu à ordenação episcopal. Acabava de "perder" um sacerdote na sua diocese, ao mesmo tempo que a Igreja Católica em Portugal ganhava um novo Bispo. Nas palavras de D. António, D. Manuel da Rocha Felício é "um bispo de um mundo novo, um bispo do terceiro milénio" que tem pela frente muitos desafios que "vêm do novo mundo que está a chegar". E desafia D. Manuel Felício a ser "um bispo de hoje, sem medos e com esperança".
Fruto da sua dedicação ao diálogo ecuménico, com vários trabalhos publicados nesta área, e porque também ele é Secretário da Comissão Episcopal da Doutrina da Fé, participaram na sua ordenação episcopal representantes da Igreja Lusitana e da Igreja Metodista.

Com a ordenação episcopal de D. Manuel da Rocha Felício para Bispo Auxiliar de Lisboa, o Patriarcado passa a contar com 4 bispos auxiliares: D. José Sanches Alves, D. Manuel Clemente, D. Tomaz Silva Nunes e o agora D. Manuel da Rocha Felício. Quanto às funções que vai desempenhar, D. Manuel nada adianta. "Deixo para o dia 22 o Sr. patriarca informar a Diocese quais as funções que me competem", embora adiante que "quando um bispo vai para uma diocese vai para todas as funções e não escolhe funções". Dia 22 de Janeiro de 2003, dia da Solenidade de S. Vicente, padroeiro principal do Patriarcado, D. Manuel da Rocha Felicio será, então, apresentado ao clero e fiéis da diocese de Lisboa.