paroquias.org
 

Notícias






Senhora da Conceição restaurada
2002-12-14 09:59:00

O IPPAR apresentará, na segunda-feira, na presença do ministro da Cultura, o resultado dos trabalhos de restauro da Ermida de Nossa Senhora da Conceição, em Tomar, considerada um dos principais testemunhos da arquitectura do Renascimento em Portugal.

Na sequência desta intervenção, a ermida passará a estar aberta ao público em horário regular e a dispor de guardaria própria, assegurada por funcionários do Convento de Cristo.

Os trabalhos, orçados em 352 mil euros, prolongaram-se por 11 meses, tendo versado, entre outros pontos, a substituição da cobertura e reconstrução do seu sistema de drenagem, limpeza e tratamento da pedra, tratamento de portas e janelas e montagem de nova instalação eléctrica. Restaurada foi, também, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal.

Projectada por João de Castilho, com trabalhos finais orientados por Diogo de Torralva, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição ergue-se a meio da encosta fronteira à cidade de Tomar, no acesso ao Castelo Templário e ao Convento de Cristo. Construída entre 1547 e 1572, por encomenda de Frei António de Lisboa, teve por objectivo inicial servir de capela funerária a D. João III. Os restos mortais do monarca acabariam, no entanto, por ser depositados no panteão do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia