Bispos da EU não admitem silenciamento da religião
2002-11-28 20:47:31

Iniciaram-se na manhã de hoje, 28 de Novembro, os trabalhos da Assembleia Plenária da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), tendo como pano de fundo o tema da “contribuição das Igrejas para o futuro da Europa.”

Os Bispos europeus começaram por apresentar valores que indicam que “apenas 5% dos habitantes da EU se declara ateu. Seria incompreensível e discriminatório que esta minoria impusesse um silêncio nos tratados constitucionais da Europa sobre os temas da religião, da transcendência e de Deus”.
A mensagem que se quer fazer passar, neste encontro, é bem clara: “a Igreja não pede privilégios, e julgar dessa maneira as suas posições demonstra total ignorância sobre o que seja a religião. O que se pede é o respeito por uma realidade que existe, de facto, em toda a EU.”
Este encontro prolonga-se até amanhã, em Bruxelas, e conta com a participação de representantes do episcopado dos países candidatos à adesão. No decorrer do mesmo está previsto uma reunião com o Comissário Europeu.