Igreja envia mensagem ao mundo muçulmano, por ocasião do Ramadão
2002-11-25 21:30:59

A questão da paz constitui o cerne da mensagem dirigida ao mundo islâmico por parte do Conselho Pontifício para o diálogo interreligioso.
Com a celebração do Ramadão, o mês sagrado para os muçulmanos, que se iniciou a 6 de novembro e se prolonga até 5 de Dezembro, a Igreja Católica aproveita para partilhar preocupações e expectativas com o mundo islâmico.

O presidente do citado Conselho Pontifício, Arcebispo Michael Fitzgerald, começa por observar que a paz constitui uma urgência particular em todo o mundo: “as guerras são uma ferida aberta no coração da humanidade, sobretudo os conflitos que há mais tempo se prolongam.” Realçando a crença comum “num único Deus”, o Arcebispo Fitzgerald evoca o encontro de oração de Assis, de 24 de Janeiro passado, como exemplo do “papel importante que a sociedade civil e os governos reconhecem às religiões, hoje mais do que nunca”.

A proposta mais arrojada que se apresenta nesta mensagem é a de uma “revisão objectiva dos textos escolares”, de modo a que cristãos e muçulmanos sejam educados para “conhecer e aceitar a diversidade.”