Grupo Florescer de parabéns
2002-11-24 09:19:01

No passado dia 26 de Outubro o Grupo de Jovens da Batalha comemorou o seu 10º aniversário. Para celebrar este evento memorável, os elementos do grupo juntaram familiares e amigos e partilharam a missa, animada pelos próprios, e um jantar de gala-convívio, onde a comida foi sem dúvida superada pelos momentos recordados e pelas cúmplices gargalhadas dos presentes.

No dia 24 de Outubro de 1992, alguns jovens recém crismados encontraram-se no Centro Paroquial da Batalha, para a primeira reunião de muitas do Grupo de Jovens Florescer. O convite surgiu por iniciativa de alguns catequistas que se encarregaram de plantar a semente do conhecimento de Deus, da fé, da partilha e da amizade que perdura até hoje. O Grupo Florescer não foi o primeiro Grupo de Jovens da paróquia da Batalha; os grupos Spero e Pegadas foram anteriores em formação, mas também em desaparecimento. Só o Grupo Florescer continua activo actualmente.

O Grupo de Jovens insere-se em divisões religiosas mais amplas: como representantes de uma paróquia, integram-se na vigararia e, acima dela, na diocese de Leiria-Fátima. Por isso, para além das actividades próprias do Grupo, organizadas pelos animadores e abrangendo temas diversificados, este tem também possibilidade de actuar ao nível da comunidade paroquial, vicarial e diocesana; a celebração do Dia da Juventude e do Dia do Doente, a peregrinação regional a Fátima, o Sínodo Diocesano, a visita ao Lar de Idosos do Reguengo do Fétal, são exemplos de actividades extra grupo que têm contribuído para o crescimento pessoal de cada um dos elementos, cumprindo com um dos principais objectivos da existência de Grupos de Jovens.

O número de elementos que constituem o Grupo Florescer tem variado ao longo do tempo; uns saem, outros entram, por vontade ou necessidade, deixando contudo marcas indeléveis na história do Grupo e levando consigo a partilha de um compromisso assumido em pleno. Actualmente, o Grupo é constituído por 22 elementos, alguns deles que se mantêm desde o início da sua formação, um deles representante do Grupo Pegadas e outros que vieram mais tarde, representando o Grupo Desabrochar que existiu durante alguns anos, animado por elementos do Grupo Florescer.

Durante o jantar – convívio do dia 26 de Outubro 2002, os bons (e maus, alguns!) momentos foram deixados a flutuar pela mente e pelo coração de cada um, através de filmagens e entrevistas muito bem conseguidas graças ao talento e empenho dos organizadores do evento. Desde os jantares de Natal e as festas de passagem de ano, passando pelas pequenas e enriquecedoras viagens pelos vários cantos de Portugal, até às actividades comunitárias, nada foi deixado ao acaso para mostrar a história do Grupo de que todos se orgulham. Os momentos altos da noite foram a distribuição dos óscares por cada elemento do Grupo – cada um tem uma função ou característica peculiar -, a homenagem merecida à animadora-mor do grupo, principal responsável pela sua existência (isto é para ti, Nela!) e a saudosa lembrança do João, que apesar de já não estar entre nós fisicamente, continua a fazer parte do Grupo de Jovens Florescer que teima em prosseguir uma caminhada iniciada há 10 anos!

Sandra Oliveira