Mensageiros de Fátima debatem o papel de Maria
2002-11-21 22:10:17

O Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, vai receber até ao próximo sábado, dia 23 de Novembro, a realização das Jornadas do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF).

Este ano as jornadas do MMF são subordinadas ao tema «Maria, Serva e Senhora», assunto que será explanado em três sub-temas: “Maria na História”, “Maria na Igreja” e “Maria na Mensagem”.
Segundo o P. Manuel Antunes, Assistente Nacional do MMF, estão inscritas aproximadamente quinhentas pessoas, entre mensageiros e outros católicos que se interessam pela Mariologia.
Os trabalhos serão abertos, oficialmente, amanhã, dia 21, pelo Director Nacional do MMF, D. Serafim Ferreira e Silva, bispo de Leiria-Fátima. Caberá a este prelado o encerramento dos mesmos, no sábado, dia 23.
Na sexta-feira, será a vez de D. Manuel Clemente, bispo auxiliar de Lisboa, proferir uma conferência sobre «O Dogma da Imaculada (a fé da Igreja)»,

Sérgio Carvalho

PROGRAMA:

21 de Novembro - 5ª Feira – “Maria na História”

9:00 - Oração Mariana
10:00 - Abertura Oficial das Jornadas: “Maria, Serva e Senhora – a Missão”, D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo de Leiria-Fátima e Assistente Geral do MMF.
11:30 - “Maria, Filha de Sião (o rosto de Jahvé)”, Pe. Robson Cruz, Docente da Universidade Católica Portuguesa.
12:30 - Debate
15:00 - “Maria, a Mulher que viveu Deus no Seu Íntimo”, Irª Maria Vaz Pinto, acj
16:00 - “Maria nos Hinos da Igreja”, Pe Luis Maria Silva, Pároco da Sé de Lisboa e Docente na Universidade Católica Portuguesa.
17:30 – Debate.
18:30 – Eucaristia.

22 de Novembro – 6ªFeira – “Maria na Igreja”

9:00 - Eucaristia
10:00 - “O Dogma da Imaculada (a fé da Igreja)”, D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar da Diocese de Lisboa.
11:30 - “Maria, Matriz de Espiritualidade Cristã”, Pe. Vasco Pinto de Magalhães, SJ, Centro Universitário Manuel da Nóbrega, Coimbra.
12:30 - Debate
15:00 - “ Maria e os Anjos (do Anúncio à Assunção)”, Mons. Luciano Guerra, Reitor do Santuário de Fátima e Vogal Nato do M. M. F.
16:00 - “Maria e o Kerygma de Jesus”, Fr. Carlos Furtado, op, Responsável Nacional do sector Juvenil do M. M. F.
17:30 - “Maria, o Feminino que salva”, Pe. Carlos Carneiro SJ, Centro Universitário Manuel da Nóbrega.
18:30 Debate

23 de Novembro – Sábado – “Maria na Mensagem”

9:00 - Eucaristia
11:00 - “Maria – a Devoção, a Imaginação e o Refúgio”, Dr.ª Madalena Fontoura, Psicóloga e Servita de N.ª Senhora de Fátima.
12:00 - Encerramento Oficial das Jornadas: “Maria, Serva e Senhora – A Mensagem”, D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo de Leiria-Fátima e Assistente Geral do M. M. F.

Santuário de Fátima – Reitoria
Centro de Comunicação Social