Comunicado do Conselho Presbiteral de Lisboa
2002-11-20 22:07:37

Em 19 e 20 de Novembro reuniu no Seminário dos Olivais, em sessão ordinária, o Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa sob a presidência do Cardeal Patriarca, acompanhado dos Bispos Auxiliares.
Uma “Reflexão pastoral criativa” foram os termos da proposta feita pelo Cardeal Patriarca, no início dos trabalhos, aos quarenta padres, membros do Conselho, e representantes do Presbitério do Patriarcado de Lisboa.

Tal proposta, acolhida como linha orientadora, determinou o aprofundamento e debate com que o Conselho Presbiteral abordou os três temas constantes da Agenda

1. O Congresso Nacional da Família (Outubro de 2002) – interpelações pastorais à diocese
2. Carta Apostólica do Papa sobre o Rosário (Outubro 2002) e seu impacto pastoral
3. Assembleia Jubilar do Clero (Janeiro e Maio de 2000) conclusões, avaliação e caminhos de futuro

1. A Família
Relativamente ao Congresso da Família coube ao P. Vítor Feytor Pinto apresentar em linhas gerais os momentos mais significativos do congresso, com sua organização, temas, debates e conclusões.
Do exposto, salienta-se a análise da família deste tempo: a crise que a atravessa, os seus direitos nem sempre respeitados e os valores cristãos ignorados ou substituídos por outros de cariz predominantemente materialista.
Por sua vez, e numa óptica cristã, o Congresso aprofundou o sentido antropológico e teológico do matrimónio e da família e apontou a “caminhada catecumenal” como a pedagogia pastoral adequada à sustentabilidade cristã das famílias.
Por seu turno, o P. Duarte da Cunha, membro do Departamento da Família no Patriarcado, referiu como na diocese se está a responder às interpelações pastorais do Congresso: programas em curso e planos para futuro. Destacam-se como áreas prioritárias: a preparação para o matrimónio, o acompanhamento dos casais, a dinâmica pela “defesa da vida”, o apoio do observatório jurídico, a formação através de várias iniciativas, como o Colóquio previsto para 5 de Abril de 2003 sobre educação.
No decorrer do debate, salientou-se a importância de estreitar as relações do Departamento com estruturas ligadas à escola, à comunicação, à imagem, ao social, e ao movimento associativo.

2. O Rosário
Situando no Ano do Rosário em curso, o P. José João Marcos expôs, de forma abreviada, o conteúdo da recente Carta Apostólica de João Paulo II sobre o Rosário, sublinhando as passagens mais significativas e inovadoras e apontando caminhos para uma valorização do Rosário e do Terço.
A exposição deu lugar a uma longa partilha pastoral sobre a forma como o Rosário/Terço é vivida pelos cristãos e suas comunidades, concluindo-se pela necessidade de revalorizar a sua recitação, e vincar o sentido teológico – pastoral. Dada a multiplicidade de propostas concretas, incluindo algumas iniciativas de impacto diocesano, previu-se a constituição dum Grupo que as seleccione, coordene e dinamize.

3. Assembleia Jubilar
D. Manuel Clemente, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, relembrou as duas sessões da Assembleia Jubilar do Clero do Ano 2000, referindo em seis pontos as propostas gerais então feitas para o ministério sacerdotal e a pastoral diocesana. Ao referir ainda a Carta Apostólica do Papa de 6 de Janeiro de 2001, concluiu que “a Assembleia Jubilar predispôs o presbitério de Lisboa para a programação pastoral universal e diocesana” em fase de realização.

Terminados os debates, o Cardeal Patriarca de Lisboa salientou alguns pontos que deverão merecer especial atenção por parte da diocese em geral e dos padres em particular:
- A formação permanente do clero
- O ritmo a que tem caminhado a implementação das unidades pastorais
- As características que devem marcar todo e qualquer Serviço na Igreja do Patriarcado de Lisboa: discrição, qualidade e oferta permanente.

Lisboa, 20 de Novembro de 2002