Assembleia das Igrejas Orientais aborda clima de tensão
2002-11-20 22:06:31

Os cardeais e patriarcas membros da Congregação para as Igrejas Orientais estão reunidos em Roma, em assembleia plenária, até ao próximo dia 22.

As perspectivas de renovação das Igrejas orientais estão no centro dos debates, mas não deixará de ser abordada a situação tensa que se vive entre a Igreja Católica e o Patriarcado Ortodoxo de Moscovo, sobretudo desde Fevereiro passado, quando foram criadas quatro novas dioceses na Federação Russa. O Vaticano e a Federação Russa não têm relações diplomáticas plenas e as relações entre os dois estados deterioram-se ainda mais depois da Federação Russa ter expulso o Bispo de São José, Jerzy Mazur, na Sibéria oriental, tendo João Paulo II chegado a pedir explicações a Vladimir Putin, presidente da Rússia.
A Igreja da Bielorússia também se confronta com sérias restrições à liberdade religiosa, derivadas da nova lei sobre a religião do presidente Lukashenko, que favorece explicitamente a Igreja Ortodoxa nacional. Outro ponto de interesse será a análise da situação da Igreja Católica no Líbano, um país que conhece momentos difíceis, em particular devido à emigração.
Os participantes na assembleia plenária serão recebidos pelo Papa no dia 22 de Novembro.