paroquias.org
 

Notícias






Não há opinião publica dos leigos
2002-11-18 19:33:16

"Em Portugal, sinto que não há opinião pública dos Leigos", afirma o Presidente da Secção Portuguesa da Pax Christ. D. Januário Torgal Ferreira diz que "gostaria de ouvir da parte dos leigos" a opinião relativamente a questões como o conflito no Médio Oriente, a questão do Iraque, ou ainda a opinião sobre os novos países que se preparam para entrar na Comunidade Europeia.

O Presidente da Pax Christi Portuguesa dá o exemplo da Turquia. O que pensam os católicos portugueses da entrada da Turquia na Comunidade Europeia? Uma pergunta à qual os leigos ainda não responderam mas que sugere o seguinte comentário de D. Januário: "Amanhã podem estar muito preocupados se o nome de Deus foi ou não riscado de uma constituição europeia".
Para D. Januário os leigos, mas também a própria hierarquia, devem tomar posições para que não haja "um silêncio pavoroso" sobre grandes acontecimentos. "Quem falou entre nós sobre o 11 de Setembro?" Pergunta D. Januário e "quem fala hoje sobre o perigo do islamismo?", acrescenta. Para o Presidente da Pax Christi nacional isto acontece "Porque nós não formamos uma alargada opinião pública".
D. Januário Trogal Ferreira falava ao Ecclesia no decorrer do Conselho Geral da Pax Christi Portuguesa, que reuniu no passado dia 16 de Novembro. Um conselho Geral que tinha por tema "Estudo e reflexão na construção da Paz".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia