paroquias.org
 

Notícias






Bispos dos EUA aprovam novas normas sobre padres pedófilos
2002-11-14 22:37:12

Os bispos norte-americanos aprovaram, ontem, a introdução de alterações à sua política sobre sacerdotes acusados de abusos sexuais a menores, numa decisão criticada pelas vítimas e suas famílias.

Reunidos em Washington, concordaram com o princípio de tentar equilibrar os direitos dos sacerdotes acusados com os das suas alegadas vítimas, enquanto as acusações não forem provadas ou haja uma admissão de culpa.

Estas novas «normas eclesiásticas», que deverão receber o aval do Vaticano, foram adoptadas por uma larga maioria dos 280 bispos presentes no encontro, entre os quais oito cardeais, com 246 votos a favor, sete contra e seis abstenções.

A decisão mantém a política de que um padre que seja considerado culpado de abusar de um menor será afastado do ministério sacerdotal. No entanto, um sacerdote que seja apenas acusado não será temporariamente afastado das suas funções enquanto o seu caso estiver a ser investigado, para garantir a presunção de inocência.

Quando houver uma denúncia, o bispo realizará uma investigação discreta para tentar determinar a veracidade das alegações.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia