paroquias.org
 

Notícias






Nomeado novo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz
2002-11-14 22:33:30

A Assembleia Plenária da CEP, a decorrer em Fátima desde dia 11 de Novembro aprovou o nome do Dr. Armando Sales Luís como novo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Em declarações à agência ECCLESIA, este médico especialista em cardiologia e medicina interna fez um breve retrato da sua vida e percurso na Igreja:
“Nasci em Díli, Timor, há 73 anos e vim para Portugal continental com 6 anos de idade. Fiz o curso de Medicina na Faculdade de Lisboa, tirando a especialidade de cardiologia e medicina interna.”
Este médico que já exerceu nos hospitais de Santa Maria, Egas Moniz e São Francisco Xavier (do qual foi Director), foi também professor de Propedêutica Médica, na Faculdade de Ciências da Universidade Nova, e colabora actualmente com a Faculdade de Engenharia, na área da Engenharia da Saúde.
O seu percurso na Igreja Católica passou pela JUC, onde foi dirigente e participou “no célebre congresso de 1953”, tendo sido depois presidente da LUC e da Associação dos Médicos Católicos. A Universidade Católica também contou com a sua colaboração, aquando da tentativa de criação de uma Faculdade de Medicina, nas instalações do agora Hospital de Amadora-Sintra.
Médico pessoal de D. António Ribeiro durante muitos anos, assume que é uma pessoa “pacata e afável”, revelando estar a começar os esforços relativos à formação do novo Secretariado Permanente, para projectar objectivos e modelos de funcionamento. Consciente da responsabilidade que a visibilidade pública que a Comissão Justiça e Paz tem vindo a ganhar, o Dr. Sales Luís promete um “trabalho de equipa”, sendo que será a equipa a ser formada que apresentará em público, brevemente, as linhas gerais de orientação da nova direcção.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia