Formação para Leigos voluntários
2002-11-09 09:52:09

Nas sessões de apresentação dos "Leigos para o Desenvolvimento" que decorreram em Lisboa e Braga, no passado dia 7 de Novembro, esta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento recebeu algumas dezenas de inscrições para iniciar a formação na área do voluntariado.

"Em Lisboa tivemos cerca de 60 inscrições" - disse à Agência ECCLESIA, Gonçalo Carvalho, dos Leigos para o Desenvolvimento. Onde estão, os projectos existentes e os testemunhos de muitos anciãos (voluntários que já estiveram no terreno) dominam estas iniciativas de divulgação dos Leigos para o Desenvolvimento.
Após estes encontros "dá-se o início da caminhada formativa" - referiu Gonçalo Carvalho. Um caminho de compromisso para depois "enviarmos voluntários para S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor". Antes dos candidatos partirem, para o país onde prestarão auxílio, existe um período de formação que decorre de Novembro a Julho. Só depois deste período "faremos uma avaliação dos potenciais candidatos" - afirmou. Sobre o perfil destes, este elemento dos Leigos para o Desenvolvimento refere que "devem situar-se entre os 21 e os 40 anos".
No fundo "pretendemos sensibilizar as pessoas para a ajuda aos mais necessitados". Aqueles que estão nos vários países lusófonos e os "nossos vizinhos, porque em Lisboa também temos o Centro de Apoio Escolar S. Pedro Claver destinado a apoiar estudantes dos PALOP".