paroquias.org
 

Notícias






Onde estão os outros 2 mil milhões de cristãos? Não se importam com o que nos acontece?
2002-11-08 15:48:31

“Onde estão os outros 2 mil milhões de cristãos? Não se importam com o que nos acontece?”

Este foi o recente grito dos Palestinianos cristãos. Poderia bem ter sido o enfraquecido grito de Rita Tabash. Ela está gravemente doente com cancro. De cada vez que tem de realizar os seus tratamentos com quimioterapia, ela tem de esperar horas no Posto de Controle antes de poder entrar na zona onde está situado o hospital.


Enfraquecida pela sessão de quimioterapia, ela tem novamente de aguardar durante horas no Posto de Controle antes de poder voltar a casa.
Alguém se importa?
A vida dos Palestinianos Cristãos nas zonas de Belém e Jerusalém foi seriamente perturbada. Eles são mantidos prisioneiros nas suas casas ou aldeias. Estão proibidos de trabalhar e de prover às necessidades básicas de sustento das suas famílias. Foi-lhes decretada uma sentença de morte contra eles. Eles tanto morrem por falta de cuidados de saúde e comida, como morrem alvejados se protestam. Alguém se preocupa?
Muitos cristãos preocupam-se!
Através da ajuda das irmãs e frades Dominicanos podemos mandar uma mensagem de solidariedade e esperança. Algumas famílias da região de Belém e Jerusalém fazem Terços do Rosário com madeira de oliveiras para vender a turistas que actualmente já não visitam estas zonas. Nós podemos ajudá-los a venderem o seu trabalho. Pedimos apenas um donativo de 2 euros por cada encomenda de um Terço do Rosário. Tal cobrirá o custo de produção e de envio das encomendas. Todo o dinheiro doado será enviado directamente para os fabricantes dos Terços do Rosário, que são todos amigos dos Dominicanos que ali vivem.
Digam que se preocupam
Frei Giuseppe Sabato OP, provincial da Província de São Tomás de Aquino (Itália), disse que se preocupava, e encomendou 3000 Terços para uma Peregrinação do Rosário a Lurdes que organizou. Ficamos preocupados com os nosso amigos na Terra Santa quando encomendamos tantos Terços num espaço de tempo tão curto. Victor, o nosso contacto local, respondeu-nos: “Não fazem ideia do que isso significa para tantas famílias em Belém. Não se trata só de providenciarem apoio financeiro, estão a proporcionar TRABALHO, e isso é o que precisamos mais, mais ainda do que de dinheiro”.
Digam que se interessam!
Comprem alguns Terços e distribuam-nos pelos vossos amigos com um pedido para rezarem o Rosário em intenção pela Paz na Terra Santa. Nós, Dominicanos estamos felizes por podermos afirmar que o Rosário traz-nos a Palavra de Deus por intermédio de Belém e Jerusalém. Ele diz à Humanidade: “Eu interesso-me!”
Estes Rosários que nós utilizamos enviam uma mensagem clara de solidariedade. Através deles nós dizemos “Nós interessamo-nos”.

Podem oferecer estes terços como presentes em ocasiões relevantes, como sejam Primeiras Comunhões, Crismas, Licenciaturas ou Peregrinações. Apenas a criatividade e a generosidade fixarão os limites. Produzindo estes Terços, os nossos amigos sentirão profundamente no seu coração que nós escutamos o seu apelo e que nos preocupamos com eles.

Para mais informações podem contactar: Irmãs Dominicanas (dsi@curia.op.org ) ou os Frades Dominicanos (adrianostambe@hotmail.com ). Agradecemos a vossa melhor atenção e apoio.

Margaret Ormond OP - Coordenadora Internacional das DSI
João Xerri OP - Promotor Geral de Justiça e Paz

Nota importante: as encomendas de Terços deverão ser enviadas directamente para: Margaret Ormond OP, Convento de Santa Sabina (Aventino) Piazza Pietro d’Iliria 1, 00153 Roma, Itália, acompanhadas de cheque em nome de “Palestinian Solidarity Fund”.

Este projecto é apoiado pelo Mestre Geral da Ordem dos Pregadores, Frei Carlos Azpiroz, pelo Conselho Europeu das Fraternidades Leigas Dominicanas e é o primeiro projecto comum da Família Dominicana da Europa.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia