DIOCESE ABERTA AO DIÁLOGO
2002-10-26 10:55:24

Completaram-se ontem 855 anos sobre a reconquista cristã de Lisboa, levada a efeito pelas tropas de Afonso Henriques a 25 de Outubro de 1147. Esta data também coincide com a da solene dedicação da Sé da cidade como Igreja Mãe de Lisboa.

"Certamente por coincidir com a festa de Todos os Santos, a festa da Dedicação da Catedral não foi fixada no dia 1 de Novembro, mas em 25 de Outubro, dia da reconquista cristã da cidade de Lisboa”, disse o Cardeal Patriarca na homilia proferida na velha Sé lisboeta. “Não foi apenas a Catedral, mas toda a Cidade de Lisboa, que foi dedicada ao Senhor”, considerou. Depois de salientar a importância da “Catedral, como cátedra do Bispo, sucessor dos Apóstolos e garantia visível da vitalidade e unidade de toda a comunidade cristã, D. José Policarpo refeiu que a “festa da Dedicação constitui uma interpelação, a mim que sou agora o Seu Bispo”. Em resposta, deixou clara a sua disponibilidade “abertura da Igreja à cidade, através de um diálogo sincero com os homens e mulheres de cultura, com os fazedores de opinião, com os políticos, com os organismos da sociedade civil”. No entanto,advertiu: “Não temos uma estratégia de conquista ou de poder. Queremos ser apenas esse templo do Deus vivo (...) onde todos possam encontrar luz.” De modo embora velado, mencionou os desafios que se colocam à Igreja, afirmando: “Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o templo de Deus é santo e vós sois esse templo”. Isto para concluir que “nos dispomos ao diálogo sincero com os homens e mulheres de cultura, com os fazedores de opinião, com os políticos, com os organismos da sociedade civil”.

Fonte CM