S. Francisco de Assis ganha igreja paroquial
2002-10-26 23:01:57

A paróquia de S. Francisco de Assis vai inaugurar a sua igreja, no domingo, após 25 anos de peditórios, venda de rifas e organização de festas dos santos populares.

Até aqui, a acção pastoral e a celebração cultural têm sido realizadas no Mosteiro de Santos-o-Novo. Domingo, muda-se para um outro espaço sagrado, com uma área total de três mil metros quadrados.
A igreja tem capacidade para cerca de um milhar de pessoas e dispõe de uma sala de reuniões para os movimentos da paróquia, sala de festas, três casas mortuárias, duas salas para formação juvenil e um centro de dia para 40 idosos. O sonho agora concretizado custou cerca de um milhão e 500 mil euros.
O Governo comparticipou um terço dos custos. O outro terço foi suportado pela paróquia, mas a dívida ainda é grande e será paga com a ajuda da exploração do pequeno parque de estacionamento subterrâneo da igreja, com capacidade para 45 veículos. A Paróquia de S. Francisco de Assis, situada na zona oriental da cidade, foi criada por decreto de D. Manuel Gonçalves Cerejeira, em 25 de Março de 1959, por desmembramento das paróquias de Santa Engrácia, Beato e Penha de França.

Fonte JN