paroquias.org
 

Notícias






Os desafios na Educação
2002-10-22 21:00:16

Com este modelo de educação "estamos a criar tecnocratas" alertou Eduardo Sá, professor universitário, no segundo colóquio das Jornadas sobre Educação, realizado na Aula Magna do Seminário diocesano de Leiria, no passado dia 19 de Outubro.

Uma iniciativa do Centro de Formação e Cultura daquela cidade que, segundo o Pe. Armindo Janeiro, director daquele Centro, pretende "dar a conhecer a carta pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre "Educação: missão nobre ao serviço de todos" e "criar oportunidades de encontro entre os diversos intervenientes no processo educativo".
Na conferência sobre "Educação para a cidadania", o referido professor disse ainda que "no lugar de criarmos gente feliz estamos a formatar gente". Exemplos maléficos vindos da sociedade que mereciam uma "revisão das nossas atitudes". Nas reflexões que "fazemos do insucesso escolar e da indisciplina não podemos desligá-los dos maus exemplos dos adultos". E adianta: "se déssemos bons exemplos não precisávamos de bons concelhos". Os novos modelos de educação têm que colocar em destaque a questão de valores.

Os cerca de 250 participantes puderam ainda ouvir algumas criticas aos meios de comunicação social que, "muitas vezes são focos de deseducação". E deu um exemplo relacionado com a Educação Sexual: "o importante não é como funciona mas o porquê das coisas". Aos vários educadores pediu-lhes "paixão naquilo que fazem". Se o modelo actual educativo persistir, as "crianças recebem uma educação oprimida e pré-fabricada" - finaliza.

O próximo colóquio será no dia 25 de Outubro, com o Pe. António Rego, que abordará a temática "A Comunicação Social: potencial educativo e riscos inerentes".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia