Reflexões sobre a Vida Monástica
2002-10-23 20:53:05

"Os mosteiros foram e continuam a ser, no coração da Igreja e do mundo, um sinal eloquente de comunhão, um lugar acolhedor para aqueles que buscam Deus e as coisas do espírito" - afirmou D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa, numa conferência subordinada ao tema "A Vida Monástica na Igreja e na Sociedade", realizada em Alcobaça, no passado dia 19 de Outubro.

Este colóquio abriu as celebrações dos 750 anos da Sagração da Igreja do Mosteiro de Alcobaça.
Ao longo deste ano e também no próximo, a cidade de Alcobaça comemorará três grandes acontecimentos relacionados com a sua história: 750 anos da Sagração da Igreja; 850 anos da Fundação da Abadia e os 850 anos da morte de S. Bernardo. Datas para recordar, apesar do mosteiro permanecer, durante muitos séculos, com "vicissitudes várias e viabilidades certas, até ao trágico ano de 1834". Um episódio negro que levou o poder emergente "a cortar abruptamente com a nossa tradição mais criativa de culto e cultura" - disse o Bispo Auxiliar de Lisboa.

Tirando os Beneditinos de Singeverga e os Cartuxos de Évora, "não há mais vida monástica masculina em Portugal". A dor não reside na não existência de vida monástica mas sim, como afirma D. Manuel Clemente, o não sentir "suficientemente a falta". Para colmatar esta falha, temos de "pedi-los porque serão na Igreja e na Sociedade o sinal e o estímulo duma cidade mais alta" - refere.

As estátuas de S. Bento e S. Bernardo recebem os visitantes na entrada da Igreja do Mosteiro de Alcobaça. Um sinal para a sociedade contemporânea que "não é menos dispersa e dispersiva do que nos tempos de Bento, em que Roma se perdia, ou nos de Bernardo em que Portugal se buscava" - finalizou D. Manuel Clemente.
O ciclo de conferências sobre "Cister e a Imagética Mariana" continuará no próximo dia 2 de Novembro, com a reflexão sobre "A Aleitação de S. Bernardo e a Marca da Devoção Mariana dos Cistercienses" pelo monge beneditino, Geraldo Coelho Dias.