O número de peregrinos a pé continua a aumentar...
2002-10-21 15:32:06

Este ano, no Santuário de Fátima foram acolhidos mais 686 peregrinos que em 2001 e fornecidas cerca de 8.000 refeições nos dias das Peregrinações Internacionais Aniversárias de Maio a Outubro.

A Secção de Acolhimento aos Peregrinos a Pé (APP) do Santuário de Fátima acaba de divulgar os seus dados estatísticos referentes à sua actividade em 2002.
A APP tem como objectivo acolher os peregrinos de parcos recursos económicos que vêm a pé até Fátima, fornecendo-lhe alojamento nas casas do Santuário (Paulo VI, Albergue, Centro Social, entre outras), em tendas militares e em casas religiosas. Esta secção, durante os 22 dias de funcionamento, repartidos pelos meses de Maio a Outubro, acolheu este ano 3.945 peregrinos adultos e 154 crianças, num total de 4.099 pessoas. Dos peregrinos adultos, 1.040 eram homens e 2.905 senhoras.
Numa primeira análise, comparando com os dados estatísticos de 2001, a APP registou este ano um aumento de 686 peregrinos em relação ao ano passado. Em 2001 a APP acolheu 3.413 pessoas.
Outro serviço prestado por esta secção é o fornecimento de refeições aos peregrinos acolhidos pelo Santuário e não só. Foram fornecidas este ano, entre pequenos almoços e sopas, 7.858 refeições, nos mesmos dias de funcionamento. Em relação a 2001 registou-se um pequeno aumento, ou seja mais 16 refeições.

A maioria dos peregrinos são das dioceses do litoral norte e centro do país

Quanto à proveniência dos peregrinos a pé, a situação mantém-se praticamente igual. O primeiro lugar pertence à diocese do Porto donde vieram 1.102 peregrinos logo seguida por Coimbra com 1.049. O terceiro lugar, que em 2001 fora ocupado por Aveiro, este ano pertenceu à diocese de Viseu com 492 peregrinos. Em quarto lugar vem Aveiro com 374. Ainda com mais de 100 peregrinos registados estão Braga (211), Guarda (160) e por final Lisboa com 137 pessoas.

Das dioceses portuguesas houve sete que se registaram entre as 10 a 100 pessoas. Assim, temos Lamego com 79 peregrinos, Leiria – Fátima (78), Portalegre – Castelo Branco (64), Vila Real (56), Santarém (53), Setúbal (35) e finalmente Bragança – Miranda com 33 peregrinos a pé.
Com menos de 10 peregrinos a pé temos Viana do Castelo com nove, Évora com quatro e Beja com duas pessoas.
Das dioceses do Algarve, Angra e Funchal não se registaram peregrinos que tenham feito, pelo menos em parte o percurso a pé até Fátima.
A todos estes peregrinos há que juntar os que vieram a pé do estrangeiro. Da França e da Espanha foram registados dois de cada país, com somente uma pessoa acolhida está a Áustria, a Itália e o Congo.

O «ranking» mensal

A diocese do Porto registou o primeiro lugar em três das seis Peregrinações Internacionais Aniversárias em número de peregrinos acolhidos pela APP (Maio – 736 peregrinos, Junho – 54 e Agosto – 243). Nos meses de Julho e de Outubro coube à diocese de Coimbra o primeiro lugar, com 38 peregrinos num mês e 493 no outro. Em Setembro foi Viseu que esteve à frente com 81 peregrinos acolhidos.

Sérgio Carvalho