Quarenta anos de Vaticano II
2002-10-12 11:58:52

No dia 11 de Outubro de 1962 o Papa João XXIII presidia à sessão solene de início dos trabalhos do Concílio Ecuménico Vaticano II, que ele próprio tinha convocado oficialmente em 25 de Dezembro de 1961, pela Constituição apostólica Humanae Salutis.

40 anos do início do Vaticano II - 60 sobreviventes
Recordar o início do Vaticano II
Uma «Primavera inesperada» no caminho de Angelo Roncalli
Desafios para o futuro
Um Vaticano para todos

A visão de futuro do bom Papa João fazia abrir à Igreja novas e inesperadas perspectivas de vida interna, novas capacidades de relacionamento com o mundo e novos caminhos de interpretação da vida e da história dos homens. Sob o signo do aggiornamento (ou actualização) no que se refere à vida interior da Igreja, e sob o signo do diálogo e da presença no que se refere às relações com um mundo em rápida transformação de cultura e mentalidades, o Vaticano II tornou-se num dos maiores acontecimentos mundiais do século XX.
A sua importância foi tal que frequentemente se diz que tudo mudou com o Vaticano II. E não apenas na Igreja. As pessoas, na Igreja e na sociedade, têm disso uma consciência difusa. Porém torna-se difícil esclarecer exactamente o que de facto mudou com a realização e a dinâmica espiritual criada pelo Vaticano II.