in Agência Ecclesia
2002-10-05 10:23:14

A Agência Ecclesia deveria funcionar todos os dias e com mais produção de informação. O desafio foi lançado por diferentes responsáveis pela imprensa regional de inspiração cristã quando, durante as Jornadas de Comunicação Social, se debatia “o que faz católico um jornal” e possível lançamento de uma publicação (diário ou semanário) da Igreja Católica a nível social.

Durante os dois dias do encontro de cerca de 150 jornalistas, foi recorrente a afirmação do valor que a Agência já possui no panorama da comunicação social em Portugal, sendo, no entanto, necessário que funciona verdadeiramente como agência de notícias.
Na sessão de encerramento das referidas Jornadas, D. João Alves, Presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais sublinhou este valor atribuído a Agência Ecclesia. E, depois de referir a sentida necessidade de formação para os profissionais de comunicação social que abordam questões relacionadas com a Igreja Católica e a dificuldade em proporcionar essa formação, pediu aos participantes sugestões para o melhoramento da Agência. Elas não se fizeram esperar: divulgação de informação ao fim de semana; antecipar, ainda mais, a informação; alargar o leque de autores para os artigos de opinião; ligações aos desejados gabinetes de informação nas dioceses; maior número de profissionais; divulgação de dossiers estudados pelo Grupo de Consultores da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais; disponibilizar fotografias e imagens vídeo sobre os acontecimentos eclesiais; servir de intermediário no contacto entre órgãos de comunicação social e líderes de opinião na Igreja Católica.
Muitas destas sugestões têm merecido a atenção por parte da direcção da Agência Ecclesia. Os meios tecnológicos da agência foram estruturados de forma a permitir, a qualquer momento, um volume de produção de conteúdos muito maior do que aquele que se verifica no momento, sendo apenas necessário que se constitua um quadro profissional de recursos humanos que o possibilite.
Terminadas as Jornadas deste ano, na sexta-feira, a Comissão Episcopal das Comunicações Sociais reuniu e analisou o conjunto das propostas deixadas pelos participantes nas Jornadas. Em declarações à Agência Ecclesia, o Director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, Cón. António Rego, garantiu que a Comissão irá estudar a “forma de viabilizar” aquelas sugestões o mais brevemente possível.