paroquias.org
 

Notícias






Josemaría Escrivá de Balaguer
2002-09-26 21:49:39

Josemaría Escrivá de Balaguer nasceu em Barbastro (Huesca, Espanha) no dia 9 de Janeiro de 1902. Os pais chamavam-se José e Dolores. Teve cinco irmãos: Carmen (1899-1957), Santiago (1919-1994) e três outras irmãs, mais novas, que morreram quando ainda eram crianças. O casal Escrivá deu aos filhos uma profunda educação cristã.

Em 1915, faliu o negócio têxtil do pai e foram viver para Logronho, onde conseguiu outro trabalho.
Nessa cidade, Josemaría pressente a vocação pela primeira vez: depois de ver na neve umas pegadas dos pés descalços de um frade, intui que Deus pretende alguma coisa dele, mas sem saber exactamente o quê. Pensa que lhe será mais fácil descobrir se se fizer sacerdote e começa a preparar-se, primeiro em Logronho, e, mais tarde, no seminário de Saragoça. Entretanto, seguindo o conselho do pai, estuda também Direito na Universidade de Saragoça como aluno voluntário. O pai, José Escrivá, morre em 1924, e Josemaría torna-se o chefe de família. Foi ordenado sacerdote no dia 28 de Março de 1925, e começa a exercer o seu ministério numa paróquia rural e, depois, em Saragoça.

Em 1927 vai para Madrid, com autorização do seu bispo, para fazer o doutoramento em Direito. Aí, no dia 2 de Outubro de 1928, Deus faz-lhe ver a missão que desde há anos lhe inspirava; assim nasce o Opus Dei. A partir desse momento, começa a trabalhar com todas as suas energias na fundação que Deus lhe pede, ao mesmo tempo que mantém o ministério sacerdotal que lhe foi encomendado, que o leva ao encontro quotidiano com a doença e com a pobreza nos hospitais e nos bairros populosos e indigentes de Madrid.

Josemaría está em Madrid quando, em 1936, deflagra a guerra civil espanhola. A perseguição religiosa obriga-o a refugiar-se em diversos lugares. Exerce o ministério sacerdotal clandestinamente, até conseguir sair de Madrid. Depois de ter atravessado os Pirinéus, fixa residência em Burgos.
Acabada a guerra, em 1939, regressa a Madrid. Nos anos que se seguem dirige numerosos retiros para leigos, sacerdotes e religiosos. Nesse mesmo ano de 1939, faz o doutoramento em Direito.

Em 1946 – no mesmo ano em que o Opus Dei dá os primeiros passos em Portugal – passa a viver em Roma. Doutora-se em Teologia pela Universidade Lateranense. É nomeado consultor de duas Congregações da Cúria Romana, membro honorário da Academia Pontifícia de Teologia e prelado honorário de Sua Santidade. Segue atentamente os preparativos e sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965), e mantém um relacionamento intenso com muitos dos padres conciliares. A partir de Roma viaja, muitas vezes, a vários países da Europa, para incentivar o arranque e consolidação do Opus Dei. Com o mesmo objectivo, entre 1970 e 1975, realiza duas longas viagens pelo México, por Portugal (país que visitou por 11 vezes) e Espanha, e pela América do Sul e Guatemala, onde tem reuniões de catequese com grupos numerosos.

Falece em Roma no dia 26 de Junho de 1975. Vários milhares de pessoas, entre as quais muitos Bispos de diversos países – no conjunto, um terço do episcopado mundial –, solicitam à Santa Sé a abertura da causa de canonização.
Em 17 de Maio de 1992, João Paulo II beatifica Josemaría Escrivá de Balaguer na Praça de S. Pedro, em Roma, perante 300.000 pessoas. No mesmo lugar o mesmo Papa o canonizará no dia 6 de Outubro de 2002, ano do centenário do seu nascimento.

Pedro Gil
Director do Gabinete de Informação do Opus Dei em Portugal


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia