paroquias.org
 

Notícias






Licenciatura em Ciências Religiosas à Distância
2002-09-22 12:40:03

O Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA), na qualidade de Centro Associado do Instituto Internacional de Teologia a Distância (IITD) e do Instituto Superior de Ciências Religiosas “San Agustín”, de Madrid, proporciona cursos médios e superiores na área de teologia e ciências religiosas, com diversas especialidades, sendo uma a Teologia da Vida Consagrada e outra a Teologia do Laicado.

As inscrições para o curso de Licenciatura em Ciências Religiosas termina no final do mês de Setembro.

Mais informações:
Licenciatura em Ciências Religiosas à Distância
Currículo da Licenciatura em Ciências Religiosas
ISCRA - uma escola de formação cristã
Site oficial do ISCRA


O curso de Licenciatura em Ciências Religiosas confere uma dupla especialização em Pastoral Catequética e Ensino Religioso Escolar, além de uma formação pessoal em Teologia do Laicado ou em Teologia da Vida Consagrada, consoante o caso. Este curso visa os seguintes objectivos:
1. Promover a formação teológica dos leigos/leigas e religiosas, capacitando-os para uma crescente e activa participação no campo da evangelização no mundo actual.
2. Preparar candidatos e candidatas para os diversos ministérios e serviços eclesiais, com uma qualificação superior.
3. Formar pessoas vocacionadas à docência da EMRC escolar.

Metodologia:
Seguimento Pedagógico - o aluno e aluna estudam sozinhos ou em grupo, com outros alunos e alunas, que estão a seguir as mesmas disciplinas, e participam duas vezes por mês num encontro de grupo com o professor-tutor, no ISCRA, para orientação e esclarecimento sobre as matérias em estudo. No caso de impossibilidade de participarem, pessoalmente, nestes encontros, os alunos e alunas podem segui-los via internet, através de um fórum de discussão, do chat ou por telefone.
Textos - cada texto está estruturado em unidades didácticas e preparado para que o aluno e aluna possam assimilar os conteúdos sem a presença do professor.
Provas de Avaliação à Distância - são um conjunto de exercícios que o aluno e aluna devem resolver individualmente no seu processo de formação.
Exames Presenciais Escritos - realizam-se no final de cada período para as disciplinas em estudo.
Provas Orais de Síntese - realizam-se no final do 3º e do 5º ano, para obtenção do grau de bacharelato ou licenciatura, respectivamente.

Condições de admissão:
1. Possuir o 12º ano de escolaridade.
2. Realizar a Prova de acesso ao Ensino Superior em qualquer área.
3. Possuir um Formação Cristã Elementar.

Condições gerais:
A matrícula é feita no mês de Julho para os alunos e alunas antigos; e nos meses de Agosto/Setembro para os alunos e alunas novos. A partir desta data, os candidatos e candidatas estão sujeitos a uma taxa suplementar. A inscrição para cada período é realizada nos meses de Setembro, Janeiro e Maio, segundo calendário prefixo.

Diplomas:
A Universidade Pontifícia de Comillas, Madrid, patrocionadora do Instituto Superior de Ciências Religiosas à distância "San Agustín", confere aos alunos, que venceram as provas de Síntese do 3.º e do 5.º ano, um diploma de Bacharelato e de Licenciatura, respectivamente, em Ciências Religiosas, que os credencia para exercerem o serviço ou ministério para o qual se prepararam com uma qualidade superior, em três das seguintes áreas: Pastoral Catequética, Ensino Religioso Escolar, Teologia da Vida Consagrada.




voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia