Paróquias madeirenses celebram festas
2002-09-13 22:16:14

No próximo domingo vai realizar-se na paróquia do Caniçal (Ilha da Madeira) a festa em honra de Nossa Senhora da Piedade. Embora não seja a padroeira do Caniçal a sua festa é participada por muitas pessoas, vindas dos mais diversos locais da Madeira, a maioria no cumprimento de promessas feitas à Virgem Maria.

No sábado pelas 15 horas inicia-se a procissão que sairá da Capela de Nossa Senhora da Piedade, transportando, por via marítima, a imagem de Nossa Senhora da Piedade até à igreja paroquial. Neste templo será celebrada a missa da vigília da festa pelas 20 horas.
No domingo às 13 horas principiará a solenidade litúrgica em louvar de Nossa Senhora da Piedade e às 15 horas terá lugar a procissão no mar que transportará a imagem de Nossa Senhora até à sua capela.
De salientar que aquela capela fica situada no alto dum monte e a debruçar-se sobre as águas do oceano. Foi construída no monte Gordo ou da Piedade, à distância de quatro quilómetros da antiga igreja paroquial.
Assim no próximo fim-de-semana haverá muita animação no Caniçal, mantendo-se assim a tradição daquela que é um das mais características festas madeirenses.

Gaula festeja padroeira
A festa de Nossa Senhora da Luz, a padroeira da paróquia de Gaula, vai decorrer no próximo domingo. A Eucaristia que assinala esta solenidade iniciar-se-á pelas 16 horas, sendo seguida de procissão.
No sábado às 20.30 horas inicia-se a celebração da missa da vigília desta festa.
Tal como nos anos anteriores haverá muita animação nestes dois dias na freguesia de Gaula.

Festa na paróquia do Livramento
A paróquia do Livramento, nos arredores da cidade do Funchal, vai celebrar a festa do Santíssimo Sacramento no próximo domingo, pelas 16.30 horas. No final da celebração religiosa sairá a procissão. Na véspera será celebrada missa às 19.30 horas.
Esta festa, que é organizada pela Confraria do Santíssimo Sacramento daquela paróquia, é complementada com animação.

Paróquia da Nazaré em dia festivo
No próximo domingo a paróquia da Nazaré, vai celebrar a festa do Santíssimo Sacramento. No sábado às 20 horas inicia-se a celebração da missa vespertina da festa, com Te Deum.
A partir das 21.30 h haverá a actuação de um conjunto musical.
No domingo às 16 horas actuará uma banda filarmónica, às 17 horas inicia-se a celebração da missa solene da festa, seguida de procissão Após a procissão haverá a actuação de uma banda filarmónica e a partir das 21.30 horas actuação de um grupo de folclore.
De referir ainda que no pretérito domingo a paróquia da Nazaré celebrou a festa da sua padroeira, registando-se grande afluência de pessoas, o mesmo se aguardando para o próximo fim-de-semana.

Quinta Grande continua com festa
A paróquia da Quinta Grande, Madeira, que no pretérito domingo assinalou a sua padroeira (Nossa Senhora dos Remédios), continuará em festa no sábado e domingo que se aproximam, celebrando a solenidade do Santíssimo Sacramento, também denominada de Domingo do Senhor.
No sábado será celebrada missa vespertina às 20 horas e no domingo a festa litúrgica inicia-se às 15 horas. No final da celebração sairá a procissão, que irá percorrer o itinerário habitual.

Santíssimo Sacramento celebrado no Faial
Na paróquia do Faial (Madeira) vai ser celebrada no próximo domingo, com início às 13 horas, a festa do Santíssimo Sacramento. Após a celebração da missa sairá a procissão.
Preparando esta solenidade será celebrada missa vespertina no sábado às 20 horas.

Domingo do Senhor na Ponta do Sol
A paróquia da Ponta do Sol encerra as suas festas de Verão com a solenidade do Santíssimo Sacramento que terá lugar no próximo domingo às 16 horas.
A procissão que sairá após a celebração da missa passará num trajecto coberto com um artístico tapete de flores.

Fajã do Penedo assinala festividade
No próximo domingo, na igreja da Fajã do Penedo, às 15 horas inicia-se a celebração da festa em honra do Santíssimo Sacramento que se complementará com a procissão.
Haverá tradicional animação dos arraiais madeirense, encerrando-se assim as principais festas daquela paróquia da freguesia da Boaventura.

Festa na Capela do Bom Sucesso
No sítio do Lombo da Estrela (Calheta-Madeira) existe uma capela dedicada a Nossa Senhora do Bom Sucesso. É nesse templo que no próximo domingo vai ser celebrada a festa da respectiva padroeira. A missa solenizada principiará às 16 horas, seguindo-se a procissão.
No sábado às 20 horas será celebrada missa vespertina preparatória desta festa que se complementa com muita animação.
A festa é custeada pela população da paróquia de São Francisco Xavier, na qual se integra a capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Santo Antão festejado no Loreto
Depois de ter celebrada festa da sua padroeira, a paróquia do Loreto vai assinalar, no próximo domingo, a festa de Santo Antão. A missa solenizada iniciar-se-á pelas 14 horas, seguida de procissão.
No exterior haverá também o tradicional arraial madeirense.