paroquias.org
 

Notícias






EMRC intercultural
2002-06-28 12:07:07

“Comunidade Escolar: Diálogo e Serviço Intercultural” é o título do Projecto do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso do Patriarcado de Lisboa para o ano lectivo 2002/2003.


Atento ao facto do “tecido social de Portugal contemporâneo ser caracterizado pela mobilidade e pela coexistência de diversos padrões sociais, ligados com muita frequência, a diferentes nacionalidades de origem” e “a escola reflectir já hoje essa diversidade multicultural”, o SDER aposta num programa de acção com vista reconhecer o valor de cada tradição cultural presente na comunidade escolar.
Para além do Projecto a desenvolver em cada escola (em ordem a promover a identificação da realidade multicultural presente na escola por meio de sondagem/recenseamento das tradições, por meio de abordagem das referências relativas às diferentes regiões de Portugal e de pólos de imigração estrangeira), o Programa do SDER prevê a criação de um Roteiro Multicultural e do Património Religioso Multicultural. A grande actividade Inter-escolas realiza-se em 8 e 9 de Maio. Trata-se de um “Comboio Inter-culturas”, de Lisboa até Córdova (Espanha), em que a multiculturalidade e a missão cristã serão experimentadas em ambiente festivo de um comboio.
É a partir desta proposta de trabalho que os professores de EMRC do Patriarcado, irão programar o plano de actividades e os projectos e desenvolver para o próximo ano lectivo.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia