Pároco da Freixianda homenageado na América
2002-06-28 12:06:23

Ao aproximar-se a comemoração das Bodas de Ouro sacerdotais do P. Benevenuto Vieira de Oliveira Dias, pároco da Freixianda, este sacerdote diocesano de Leiria-Fátima foi homenageado pela comunidade portuguesa nos Estados Unidos da América, particularmente pelos emigrantes naturais e amigos da paróquia da Freixianda.

Com meio século de sacerdócio à frente da comunidade paroquial freixiandense, o P. Benevenuto foi até Newark acompanhado por algumas personalidades que também de juntaram à comitiva com destaque para o presidente da Junta da Freixianda, Humberto Piedade, e o Presidente da Câmara de Ourém, David Catarino.
José Maria de Sousa acolheu em sua casa o pároco com quem muito colaborou antes da sua ida para os EUA. Foi o próprio José Maria, assinante de "A Voz do Domingo", que com o apoio da sua família e de alguns amigos tudo preparou para que a viagem se realizasse com êxito.
A chegada a Newark aconteceu no dia 31 de Maio. No dia seguinte o P. Benevenuto presidiu a uma missa na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, onde falou do "poder do Amor". No domingo, dia 2 de Junho, o templo novamente se encheu para ouvir e rezar com o "pastor" que, justamente, se está a homenagear.
Na viagem realizada à comunidade portuguesa, a comitiva não veio de mãos a abanar. Os emigrantes haviam recolhido alguns milhares de dólares que ofereceram para ajudar a custear as obras realizadas recentemente no interior da igreja paroquial da Freixianda.
Segundo José Maria de Sousa, a iniciativa procurou homenagear um homem e um sacerdote "simples, muito humilde, mas que tem um coração de ouro e que tem procurado que as pessoas da sua terra sejam mais santas, mais puras e que tenham dignidade naquilo que fazem" e também "ajudar com uma contribuição monetária" as obras da capela mor da igreja.

Segue-se
HOMENAGEM NA FREIXIANDA
O P. Benevenuto será agora homenageado pela comunidade onde "gastou" os prestes a completarem-se 50 anos de sacerdote.
A paróquia da Freixianda criou uma Comissão que está a organizar a comemoração das bodas de ouro sacerdotais do seu pároco. Esta iniciativa está a mexer com toda a população residente na freguesia e com muitos freixiandenses espalhados pelo país e pelo mundo mas que não se esquecem da sua terra.
O grande dia de homenagem será a 21 de Julho de 2002, com uma missa solene de acção de graças, às 15.30 horas, na igreja da Freixianda. Às 17 horas será feita uma evocação histórica sobre a freguesia da Freixianda, seguindo-se um resto de tarde em confraternização e homenagem ao P. Benevenuto.
Por tudo quanto deu à Freixianda, a aldeia que já é vila vai agora agradecer ao seu digníssimo Pároco. Os freixiandenses lá estarão!