PADRES JOGAM FUTEBOL DE BOA QUALIDADE
2002-06-27 09:48:16

Um grupo de padres da Diocese de Leiria-Fátima entrega--se uma vez por mês, de corpo e alma, a uma manhã de actividades desportivas, que pode ser preenchida com um jogo de futebol ou uma prova de karting.

O encontro mensal dos Padres Amigos do Desporto (PAD) juntou, ontem de manhã, 13 sacerdotes na freguesia de Pataias numa partida de futebol de cinco e o resultado foi surpreendente: numa hora de jogo bem disputado, foram marcados 24 golos e os "frangos" quase não existiram.

O grupo, que varia entre os 10 e os 20 sacerdotes, reúne-se com frequência há mais de uma década e acabou por dar origem à constituição da Pastoral do Desporto na diocese, uma vertente pioneira no seio da Igreja Católica, vocacionada para a organização de actividades dirigidas aos desportistas em geral.

Com a bênção de D. Serafim Ferreira e Silva, bispo da diocese, os sacerdotes amigos do desporto lançaram o desafio a outras dioceses e criaram um torneio nacional de futebol, por enquanto disputado apenas entre presbíteros de Leiria, Coimbra, Aveiro, Lisboa e Porto.

Segundo David Gonçalves, um dos dinamizadores do grupo PAD, a ideia é partir para a internacionalização, através de um campeonato a disputar em Fátima, entre padres de Portugal, Espanha, França e Polónia.
"Não podemos descurar o físico. Para além da alma, precisamos também de tratar do corpo", afirma o sacerdote, destacando a importância do convívio mensal para a troca de experiências entre os participantes.

Habituado a frequentar os meios futebolísticos das paróquias por onde tem passado, David Gonçalves está a concluir o curso de treinador de futebol nível III (onde andou o adjunto da União de Leiria, Vítor Pontes) e está preparado para orientar uma equipa da II Liga.

As tarefas paroquiais fazem que o sacerdote admita treinar apenas uma equipa de jovens, "onde o desporto é mais puro" e os valores estão mais próximos dos defendidos pelo catolicismo.

Fonte CM