Sinn Fein no Vaticano
2002-06-25 23:10:28

O Secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Jean Louis-Tauran, recebeu dia 21 de Junho o Presidente do Sinn Fein, o Partido Republicano Nacionalista Irlandês. Segundo informou Joaquín Navarro-Valls, Director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Jerry Adams “quis informar o Vaticano sobre o estado do processo de paz na Irlanda do Norte”.

Sublinhando os progressos já alcançados, Jerry Adams “insistiu na necessidade de acelerar o ritmo das diversas etapas do processo para se chegar o mais cedo possível a uma paz que assente na justiça”.
O líder do Sinn Fein referiu ainda “a importante contribuição oferecida pela Igreja Católica e pelas igrejas cristãs em geral para elaborar e promover uma pedagogia da paz”. Isto apesar da “violência que ainda caracteriza a vida dessa população”.
Segundo Joaquín Navarro-Valls, ficou vincado o consenso em que, “ter em devida consideração as identidades regionais no processo de integração europeia, pode contribuir certamente para uma paz duradoura na Irlanda do Norte”.