Beato Bartolomeu dos Mártires: a devida homenagem dos Dominicanos
2002-06-25 23:08:03

Por altura da beatificação de Frei Bartolomeu dos Mártires, em Novembro passado, no Vaticano, a Família Dominicana em Portugal, não teve ocasião de preparar alguns gestos evocativos da importância do Momento, mas este Sábado, cerca de 300 pessoas entre religiosos e leigos, peregrinaram até ao túmulo do Beato na Igreja de S. Domingos em Viana do Castelo.

Segundo Frei José Manuel Fernandes, tratou-se da “grande homenagem que faltava fazer”. Os peregrinos vieram de vários pontos do país, mas particularmente do centro e do norte do país. Depois de uma visita guiada ao túmulo do beato e da participação na eucaristia, os peregrinos tiveram a oportunidade de assistir a uma conferência proferida pelo Frei José Fernandes, que começou por dar a conhecer a biografia do beato, seguindo-se um enquadramento histórico do século XVI, para uma melhor compreensão dos problemas da sociedade e da Igreja da época.
Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires nasceu em Lisboa em 1514 e recebeu o hábito dominicano em 1528, concluindo os estudos filosóficos e teológicos. Foi ordenado bispo em 1559 e destacou-se pela sua participação no Concílio de Trento, onde apresentou 268 petições como síntese das interpelações de reforma para a Igreja e para concretizar as Reformas Tridentinas efectuou um Sínodo Diocesano e outro Provincial.