SACERDOTE UCRANIANO DÁ MISSA A COMPATRIOTAS EM FÁTIMA
2002-06-10 23:22:25

A presença dos imigrantes de Leste em Portugal é tão marcante que até já se faz sentir no campo religioso, com missas orientais celebradas perto do local mais simbólico do catolicismo nacional: o Santuário de Fátima.

Perto do Santuário de Fátima, celebra-se todos os dias uma missa de rito oriental, pertencente à tradição ortodoxa, dirigida especificamente àqueles imigrantes.

Yevhën Kolossk é sacerdote ucraniano católico de rito bizantino e está em Portugal há pouco mais de um mês para acompanhar e ajudar os compatriotas que aqui trabalham.

Convidado pela Diocese de Leiria/Fátima, Yevhën Kolossk, casado e pai de duas crianças, celebra todos os dias uma eucaristia oriental na Domus Pacis - Casa da Paz -, numa capela ortodoxa.

Além das eucaristia diária em Fátima, aos domingos este sacerdote procura presidir a celebrações noutros locais da Diocese.

Marido de Halina e pai de Maria e Ivanko, Yevhën Kolossk mostra-se satisfeito com a receptividade do povo português, mas lamenta o estilo de vida de muitos compatriotas que já o procuram frequentemente em busca de apoio. "Muitos imigrantes não aguentam o estado psicológico em que se encontram", já que a vinda para Portugal representa "uma vida completamente diferente" para a maioria. Assim, muitos dos imigrantes de Leste anseiam somente por "um carinho especial e uma atenção das pessoas", defendeu Yevhën Kolossk, considerando que muitos dos empregadores não têm isso em conta. "A vida não pode ser só trabalho", destacou.

Entretanto, D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo da Diocese de Leiria/Fátima, adiantou que está também prevista a cedência da capela bizantina a um sacerdote ortodoxo que irá celebrar uma vez por mês em Fátima. Além dos ucranianos, maioritariamente católicos, grande parte dos restantes imigrantes de Leste são ortodoxos, e foi nesse sentido que o bispo solicitou a presença de mais um sacerdote, desta vez de outra religião.

Fonte CM