Um novo concílio
2002-06-09 16:42:25

Passados poucos anos depois da realização do Concílio Vaticano II (1962-1965) - as primeiras vozes fizeram-se ouvir ainda na década de 70 -não tem faltado quem peça um novo concílio.
Faltavam, talvez, vozes de peso, até que se conheceu o sonho do actual arcebispo de Milão, cardeal Carlo Martini, a sugerir um novo concílio.
Agora, surge uma iniciativa internacional, que recolhe na Internet (www.proconcil.org) assinaturas para um novo concílio.

Já assinaram figuras de relevo da Igreja Católica latino-americana, pedindo ao Papa para que convoque um concílio ecuménico que ajude a Igreja a "responder, evangelicamente, em diálogo fraterno e com a maior colaboração possível com as demais igrejas cristãs e outras religiões, aos graves desafios da Humanidade, e em especial dos pobres, num Mundo em rápida transformação e cada vez mais inter-relacionado".

O sítio na Internet foi criado em Abril deste ano e, na sua mais recente actualização, já registava 2976 assinaturas de bispos (eméritos ou no activo), leigos, religiosos e religiosas, padres diocesanos e teólogos.

Muita água passou sob as pontes nestes anos de recepção das orientações teológicas e pastorais do Vaticano II. Não admira que haja cada vez mais quem sinta a necessidade de novo fôlego na Igreja Católica, por imperativo da sua missão sempre a renovar para ser renovadora.
Também é verdade que ainda há muito Vaticano II por cumprir.

Fonte JN