O Papel do Casal Kalley
2002-06-08 11:10:43

A Igreja Presbiteriana foi fundada em Portugal por um médico escocês. Robert Reid Kalley tinha o projecto de ser missionário na China. Em 1838, chega ao Funchal com a sua mulher.

Confrontados com a pobreza, o analfabetismo e a falta de assistência médica que existia à sua volta, os Kalley acabam por decidir permanecer na cidade. Com o tempo, a família cria um pequeno hospital e escolas para crianças e adultos. Grupos de pessoas começam a juntar-se aos Kalley para ler a Bíblia e comentá-la, um exercício mal encarado pelas autoridades civis e religiosas da ilha. Em Maio de 1845, o médico organiza a Igreja Presbiteriana, sem existência legal, e que um ano depois é perseguida. Só com o passar das décadas a pequena comunidade acabaria por vingar e crescer para o continente.

Numa moção aprovada no sínodo da semana passada, os participantes quiseram apelar ao fim do conflito no Médio Oriente, "reclamando que a comunidade internacional ultrapasse o seu atavismo e tome uma posição inequívoca em defesa da paz naquela região martirizada" e pedindo "o fim de todos os atentados", de ambos os lados do conflito, "contra cidadãos inocentes" e todas as formas de "fanatismo".

Fonte Público