Nova igreja de Miraflores estará pronta em 2005
2002-06-02 01:00:03

"Compreender a geometria sagrada e o lado simbólico da relação entre o templo e as pessoas" foi a motivação que levou o arquitecto Troufa Real a aceitar o convite da Câmara de Oeiras para projectar a nova Igreja de Miraflores, que deverá ficar concluída dentro
de três anos. Ontem foi lançada a primeira pedra, numa cerimónia que contou com a presença de Isaltino Morais, Ministro das Cidades, do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e da presidente da autarquia.

O templo deverá atingir os 13 ou 14 andares. A parte mais alta medirá 30 metros de altura, mas com a cruz atingirá os 35 metros.
Inspirado pela "arquitectura do fantástico", Troufa Real projectou um templo cilíndrico, com 18 metros de diâmetro e capacidade para 500 lugares sentados. O tecto será preenchido por uma cúpula invertida onde está representada a localização dos astros durante omês de Maio (mês de Maria).
O exterior da igreja será forrado com azulejos brancos do mestre Querubim Lapa. "Tem todos os elementos contemplados pelas igrejas antigas", sublinhou o arquitecto, explicando que a orientação do templo será Nascente-Poente. A igreja será decorada com esculturas de Francisco Simões. Nas traseiras do edifício principal, será construído um claustro com formato clássico, "onde se desenvolverá toda a vida paroquial e social da igreja". Aqui ficará sediada a residência paroquial e a casa mortuária. O complexo contemplará,ainda, um parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para 90 lugares. A obra ficará concluída com a criação de um pequeno auditório que se ergue sob um espelho de água.

Fonte JN