paroquias.org
 

Notícias






A arte ao serviço da Catequese
2002-05-28 22:21:53

“Em Portugal não existe um itinerário catequético pela arte, nem tem havido uma preocupação de aproveitar a arte, permitindo aos catequizandos um aprofundamento da fé”.
A afirmação partiu do Pe. Querubim Silva, Director do Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), que participou em Verona – Itália, num Congresso sobre a Arte e a Catequese.


Em declarações à Agência ECCLESIA, o Director do SNEC afirmou que “uma obra de arte pode proporcionar um aprofundamento da fé e catequético” e lamentou o facto de em Portugal não se estar sensibilizado para esta questão. Numa perspectiva de revisão dos catecismo, “esta será uma questão que terá de se colocar certamente”, afirmou.
Outras das falhas sentidas pelo Pe. Querubim, é a falta de formação catequética superior. “É preciso insistir seriamente na formação de catequetas que depois possam transmitir às bases”. Outros países da Europa têm insistido muito mais nesta área, estando mesmo a realizar “experiências riquíssimas”. No Congresso foram apresentadas algumas experiências, destacando-se a de Chantal Van Der Plancke, da Bélgica, onde um grupo de crianças utilizaram a expressão plástica para interpretarem diversas passagens bíblicas. Desta forma, os participantes puderam “constatar as possibilidades que a arte , com referência religiosa, oferece à Catequese, sendo um instrumento auxiliar de leitura”.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia