paroquias.org
 

Notícias






Natividade de portas fechadas
2002-05-28 22:10:46

Celebrações litúrgicas foram canceladas na Basílica da Natividade, em Belém. A causa é um novo cerco das tropas israelitas que, desde a madrugada de dia 27 de Maio, se instalaram na Praça da Mangiatoia, com jipes e carros de combate.

A confirmação foi dada, à Agência MISNA, pelo Pe. Ibrahim Faltas. De acordo com o responsável da comunidade franciscana em Belém, “as portas da Basílica foram fechadas”, temendo-se a repetição do enclausuramento, naquele edifício, a que estiveram ditados, até há menos de 3 semanas, os religiosos franciscanos, monges arménios e gregos-ortodoxos e 200 palestinianos que ali procuraram abrigo das tropas israelitas.
Além das portas fechadas na Basílica, fecharam também as portas do Colégio da Terra Santa, escola gerida pelos franciscanos de que o Pe. Ibrahim Faltas é Director. Sem aulas ficaram mais de dois mil alunos, com idades compreendidas entre os 3 e os 18. “Após 40 dias de cerco, não podemos aceitar perder outra jornada de aulas”, refere, preocupado, salientando que “houve já a necessidade de prolongar o calendário escolar”, para recuperar o tempo perdido.
A cidade de Belém “está deserta”, assegurou o Pe. Ibrahim Faltas, “os soldados instam, com megafones, a população a permanecer em casa, a que ninguém se mova e foi declarado o toque de recolher obrigatório”. “Do convento, só vejo ruas vazias”, relatou.
As tropas israelitas detiveram já 16 palestinianos no campo de refugiados de Deheisheh, em Belém, sendo que entre estes se deverá encontrar Ahmed Al Mugrabi, um suposto líder das Brigadas dos Mártires de Al-Aksa, bem como o seu irmão Alí Al Mugrabi.
Segundo a Agência ZENIT, fontes diplomáticas ocidentais israelitas explicaram que, “com o novo cerco ao santuário cristão, o exército de Israel quer evitar o erro estratégico que cometeu no passado dia 2 de Abril”, quando avançou para o centro de Belém, empurrando os cidadãos palestinianos para o refúgio na Basílica da Natividade.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia