paroquias.org
 

Notícias






SUPERCONGRESSO 2002
2002-05-25 12:15:38

Encontro de 9000 jovens dos 12 aos 17 anos de povos, raças, culturas e religiões diferentes, provenientes dos cinco continentes, promovido pelos Jovens para a Unidade do Movimento dos Focolares. Portugal terá uma representação de 160 adolescentes, alguns dos quais irão apresentar uma coreografia.

CONVIDADOS ESPECIAIS: O presidente da Câmara de Roma Walter Veltroni, o rabino chefe da sinagoga de Roma e o ex-rabino chefe Toaff; o rev. Keishi Myamoto do Movimento budista Myochikai; a senadora tailandesa Prateep Hata, prémio Magsaysay (Nobel da Ásia); a Dra. Vinu Aram, hindu representante do Movimento Ghandiano Shanti; o Imam espanhol Allal Bacher.

MOMENTOS IMPORTANTES:
· Sábado 25 de Maio: Congresso multimédia conduzido pelos adolescentes no Palácio de Gelo de Marino. Canções, coreografias, histórias e diálogos num musical que tem como protagonistas os adolescentes de variadas partes do mundo. Falarão de desilusões e esperanças, da procura daquilo que torna as pessoas realmente felizes, de como enfrentar a dor nas suas variadas formas: marginalização, droga, exploração infantil, doença, morte e da sua descoberta de um ideal mais alto: o Amor, que responde às questões próprias da idade. Irá emergir deste congresso o empenho pela paz, realizações concretas para levar a felicidade na vida quotidiana, o desenvolvimento de projectos de solidariedade a nível local e mundial.

· Lançamento do projecto “Escola para todos”: com 1 Euro por mês, os adolescentes dos países ricos “adoptam” com toda a turma, adolescentes dos países pobres assegurando bolsas de estudo.

· Momento alto: o diálogo com Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares e Prémio Unesco para a Educação para a Paz 1996.

Domingo 26 de Maio:
· Marcha pela Paz pelas ruas de Roma dos 9.000 adolescentes, a que se juntarão 1000 estudantes das escolas de Roma, convidados pelo Presidente da Câmara, que participará no evento. Presentes adolescentes da Comunidade de Santo Egídio e da Acção Católica, das comunidades hebraicas de Roma e de Buenos Aires, budistas do Japão e da Tailândia, hindus da Índia, muçulmanos dos Estados Unidos e várias nações da África e Médio Oriente.

. No Coliseu jovens cristãos, muçulmanos, hebreus, budistas e hindus, juntamente com os respectivos líderes, na presença de autoridades civis e religiosas, exprimirão com um gesto simbólico – imprimindo a sua assinatura, com o “carimbo de ouro” da própria mão sobre um grande painel – o seu compromisso pela paz e pela unidade. A partir do palco, o diálogo prolongar-se-á para as praças envolvendo todos os participantes. No palco haverá testemunhos de adolescentes que, vivendo o ideal da fraternidade universal, vêem realizar-se a paz nos lugares onde as tensões procuram afastá-la: da Bósnia à Argélia, do Burundi ao Congo.

Lançamento de um número verde para o projecto “Escola para todos” convidando a participar outros adolescentes que seguem o evento via satélite.
Mensagem de João Paulo II aos adolescentes. Seguir-se-á um momento de oração interreligiosa e, como conclusão, uma canção sobre a “Regra de ouro” presente nas principais religiões, juntamente com coreografias dos jovens.

O Supercongresso 2002 será transmitido:

· em directo na RTP2 - Sábado 25.5.02 das 14.00 às 17.00

· em directo na RTP1 e RTP internacional - Domingo 26.5.02 das 7.30 às 09.00

Para informações:
Margarida Freitas: Tel. 21 7571984
fflxa@mail.telepac.pt
www.focolare.org/rpu



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia