Congresso do Movimento Shalom
2002-05-21 23:51:59

O Movimento Encontro de Jovens Sahlom, reuniu-se, este fim de semana, em Congresso Nacional, para traçar as linhas de orientação dos próximos três anos e eleger o novo Secretariado Executivo.

O Congresso, que se realiza de três em três anos, é um espaço privilegiado na acção pastoral do movimento, uma vez que reúne os responsáveis e coordenadores nacionais e diocesanos de todo o movimento. O local escolhido foi o Campo Escola do Corpo Nacional de Escutas em Palhaça, na Diocese de Aveiro.
“Acentuar uma maior comunhão e abertura com a Igreja, nomeadamente com outros organismos Juvenis, consolidar a identidade do Movimento nas diferentes estruturas que ele tem e apostar na formação de animadores, sobretudo através de um processo de educação da fé”, foram as prioridades estabelecidas pelos cerca de 85 participantes, para os próximos três anos, disse á Agência ECCLESIA a, ainda, Coordenadora Nacional, Paula Machado.
Segundo esta responsável do Movimento, foi também eleito o novo Secretariado Executivo, que entrará em funções a 1 de Setembro próximo e que será coordenado por Ana Patrícia Fonseca, do Patriarcado de Lisboa.
O Movimento Shalom é um movimento de inserção paroquial que foi fundado em Angola em 1967 e existe no nosso país desde 1975, particularmente nas dioceses de Braga, Coimbra, Lisboa e Viana do Castelo.