paroquias.org
 

Notícias






Compreender o Médio Oriente
2002-05-15 18:34:44

O conflito israelo-palestiniano está a ser o centro das atenções da Semana Cultural de Teologia, promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
Assim, duas conferências apresentam os pontos de vista dos dois lados em conflito.


Dia 15 de Maio, foi a vez de Sadek Beseisso, Delegado Geral da Palestina em Portugal, apresentar aos estudantes de Teologia a visão palestiniana do conflito do Médio Oriente. Dia 16, tem a palavra Shmuel Tevet, Embaixador de Israel em Portugal.
Para João Quaresma Fortuna, a escolha do tema quer levar os estudantes de Teologia “a terem uma perspectiva do mundo e em particular daquele conflito fratricida”. Segundo o Vice-Presidente da Associação de Estudantes de Teologia, “importa despertar o interesse para a temática e permitir que se amadureçam posições e opiniões face ao problema”.
Mas esta semana cultural, que decorre de 14 a 17 de Maio, não se ficou pelas reflexões sobre o Médio Oriente. A iniciativa começou com uma ida ao teatro. Hamlet, de Shakespeare, em exibição no Teatro D. Maria II, foi o eleito, contando com a presença de 90 estudantes de Teologia. João Quaresma Fortuna explicou que o objectivo desta ida ao teatro foi “proporcionar o acesso a um campo cultural; e a preços mais reduzidos”.
Dia 15 de Maio, os estudantes de Teologia puderam ainda conhecer “sob um outro ponto de vista, um templo que já conhecem bem, como local de culto”. O pároco da Sé, guiou os estudantes numa visita à Sé de Lisboa, apontando-lhes a história e as particularidades de um templo que muitos já se habituaram a ver nas cerimónias litúrgicas.
A Semana Cultural de Teologia termina, dia 17 de Maio, com uma jornada de lazer e convívio, no Seminário Maior de Almada, de que fará parte a actividade desportiva. O dia e esta Semana Cultural terminam com uma eucaristia.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia