Aniversário das encíclicas sociais
2002-05-14 19:18:57

No dia 15 de Maio ocorre o 111º aniversário da publicação da primeira encíclica social, a “Rerum Novarum” (expressão latina que significa “acerca das coisas novas”), do Papa Leão XIII, publicada em 15 de Maio de 1891.

Viviam-se então grandes mudanças na vida social com o início da era industrial. Daí surgiram novos problemas e novos desafios que pediam uma palavra de esclarecimento e critérios orientadores para a acção.
O ensino da Igreja nesta matéria nasce do encontro da mensagem do Evangelho com a vida concreta da sociedade. Não é um conjunto de receitas práticas para resolver a chamada “questão social”, nem um projecto económico ou político. Como diz o Papa Paulo VI, na “Octogesima Adveniens” (no octogésimo aniversário da “Rerum Novarum”), “perante situações tão diversificadas, torna-se-Nos difícil pronunciar uma palavra única e propor uma solução que tenha um valor universal. Mas, isso não é ambição Nossa, nem mesmo a Nossa missão. É às comunidades cristãs que cabe analisar, com objectividade, a situação própria do seu país e procurarem iluminá-la, com a luz das palavras inalteráveis do Evangelho; a elas cumpre haurir princípios de reflexão, normas para julgar e directrizes para a acção, na doutrina social da Igreja”.
(nº 4).
Este ensino não constitui um “sistema fechado”, mas “desenvolve-se em função das circunstâncias mutáveis da história” e “permanece constantemente aberto às questões novas que não cessam de se apresentar”. (Cf. “Libertatis Conscientia”, nº 72).
Uma das traves mestras deste ensino é a “centralidade da pessoa humana”, que Jesus já tinha afirmado quando, nos seus confrontos com os fariseus do seu tempo, defendia que “o sábado está para o homem e não o homem para o sábado”. (Mc. 2,27).
Celebrar o Dia das Encíclicas Sociais é reafirmar o empenhamento da Igreja a favor do homem. “O homem é o primeiro e fundamental caminho da Igreja” (“O Redentor do Homem”, nº 14).