Papa Cria Duas Novas Dioceses na Ucrânia
2002-05-11 00:03:55

O Papa João Paulo II criou duas novas dioceses católicas na Ucrânia, informaram ontem fontes da Igreja Católica Romana em Kiev. Esta decisão, que pode criar novas tensões com a Igreja Ortodoxa Russa, foi tomada no sábado, na sequência do pedido dos bispos ucranianos, que pretendem assim reorganizar geograficamente as estruturas da Igreja no país, conforme disse à AFP o padre Vieslav.

A nova diocese de Kharkiv e de Zaporijia, no leste da Ucrânia, passa a abranger territórios que até agora eram das dioceses de Kiev e Jitomir e de de Kamianets-Podilski. A nova diocese de Odessa e Simferopol, no Sul, passa a ter território retirado à diocese de Kamianets-Podilski.

A criação destas novas circunscrições eclesiásticas eleva para sete o número total de bispos na Ucrânia. "Tínhamos necessidade disto, porque a nossa Igreja está a desenvolver-se na Ucrânia", diz Vieslav, sublinhando que o catolicismo conta com 1,2 milhões de fiéis naquela república ex-soviética.

O mesmo responsável admite que esta decisão poderá ser criticada por "uma parte da hierarquia" ortodoxa russa, mas espera que esses eventuais protestos não tenham apoio entre os ucranianos. A Igreja Ortodoxa Russa já acusou várias vezes a Igreja Católica de expansionismo nos territórios "tradicionalmente ortodoxos", entre os quais a Ucrânia.

Fonte Público