Palavras de esperança para a juventude de hoje
2002-05-08 00:12:26

“Vida em abundância” é o título do novo livro de D. Maurílio de Gouveia, Arcebispo de Évora, lançado na passada sexta-feira. São oito das catequeses que D. Maurílio dirigiu aos jovens em vários Encontros Mundiais da Juventude.

“Sinto-me feliz por poder transmitir esta fé que recebi das anteriores gerações aos jovens do início do novo milénio, os quais me têm oferecido testemunhos admiráveis de adesão ao Redentor, amor à Igreja e empenhamento apostólico”, escreve o autor na introdução da obra.
D. Maurílio referiu que este livro se caracteriza pela “simplicidade” e pretende ser, sobretudo, uma “partilha das experiências maravilhosas que foram os diversos Encontros Mundiais da Juventude”.
O Arcebispo de Évora esteve presente em cinco desses Encontros: Santiago de Compostela, Czestochowa, Denver, Paris e Roma. A convite do Pontíficio Conselho dos Leigos, D. Maurílio orientou catequeses para os jovens de língua portuguesa em todos eles, naquilo que recorda como “experiências inesquecíveis”.
No lançamento do livro esteve presente o Pe. Agostinho França, da Paulus Editora e responsável pela edição. Segundo ele, as catequeses agora publicadas constituem “apelos à esperança”, dirigidos às novas gerações de cristãos.
As oito catequeses abordam diferentes temas da fé, procurando apontar caminhos aos jovens para a vivência dessa fé no contexto social e cultural que a actualidade oferece. Se há uma mensagem que, de algum modo, as unifique é o apelo ao testemunho corajoso de Jesus Cristo, na construção permanente dum mundo novo, bem expresso no convite de D. Maurílio na 6.ª catequese: “Ide dizer com a vida e com a palavra que Jesus Cristo é o Senhor, é o Libertador, é o Redentor, é o Mestre. Em Cristo está a alegria, o sentido de viver, a paz”.