S. CRISPIM RECEBE ORTODOXOS
2002-05-10 15:32:19

Perto da imagem da Virgem Maria, esculpida com o Menino nos braços, estava o ícone ortodoxo representando a mesma cena maternal. Na Igreja de S. Crispim, em Lisboa, misturaram-se ontem as imagens católicas apostólicas romanas e os ícones ortodoxos, pois, cedido pelo Patriarcado, o templo acolheu a celebração da Páscoa da Paróquia Ortodoxa Romena, especificamente a 2ª oração da ressurreição de Jesus.

Envergando os melhores fatos, foram várias as dezenas de cidadãos da Roménia residentes em Portugal que quiseram participar no culto, a que chamam véspera, de rito mais solene e, aos olhos de um leigo, complexo, do que o da Igreja Católica Romana na altura da Páscoa.

Cumprir rituais

De resto, como lembrou CM, Angela Radoum, que ensina português aos romenos imigrantes em Portugal, a cerimónia em curso no interior da Igreja de S. Crispim, ao pé da Sé de Lisboa, seguiu-se, de acordo com a liturgia, ao momento que, durante a noite anterior, reuniu mais de 1.500 romenos na Igreja de S. Nicolau, para a 1ª oração da ressurreição. “Para nós, é extremamente importante poder ir à igreja e cumprir os nossos rituais”, notou Angela, num português onde, de vez em quando, irrompia um “da”, resposta afirmativa. Da mesma opinião mostrou ser o jovem Ovídio, em Portugal há um ano e disposto a realizar “qualquer tipo de trabalho”, para quem “a Páscoa representa uma cerimónia especial”. Na Igreja de S. Crispim os fiéis tinham de apertar-se, para que não ficasse um que fosse cá fora. Mantinham-se em pé, entre nuvens de incenso lançado pelo turíbulo, e beijavam à vez o ícone representando Jesus, ajoelhando de seguida. Na igreja destacava-se a presença dos homens - não é de estranhar, considerando que são eles os primeiros a emigrar. Estima-se que existam 7 mil romenos ortodoxos no País. Designada “Entrada de Nossa Senhora no Templo”, a Paróquia Ortodoxa Romena depende do pároco Marius Viorel, que presidiu ao culto, lendo “a palavra de Deus’ em 8 línguas”.

Fonte CM